Total de visualizações de página

domingo, 23 de junho de 2013

IGNOTAE DEAE - DIA DESCONHECIDO - Por Teixeira de Mello


IGNOTAE DEAE 
.
DIA DESCONHECIDO 

Quando eu dormir à sombra do salgueiro 
Que em minha cova arrebentar por si, 
Tu, que nem sabes por meus frios cantos 
O que sou, o que fui e o que sofri, 
.
Sobre o meu nome, pobre grão de areia 
Que uma criança arremessou ao mar, 
Deixa uma gota, a única de pranto, 
Sobre o meu nome lenta escorregar; 
.
Como uma per'la de gentil princesa
Dos seus cabelos desprendesse rindo
E aos pés lançasse de voraz mendigo
que em seu caminho adormeceu pedindo. 
.
Ai! tu não sabes como o leito é gélido 
Aos que no seio as ilusões secaram! 
Ai! tu não sabes como é quente o túmulo 
Aos que entre os vivos como um som passaram! 
.
Eu, que por flores suspirei na terra, 
Que não dormi por tanta flor no céu, 
Que descorei por tanto olhar de fogo,
Coado a furto de zeloso véu.
.
Que mergulhei em tanto mar de amores, 
E me enxuguei a tanto sol de outono, 
Que vejo o mundo ao pé de mim e durmo...
Despertarei de meu pesado sono. 
.
E quando o mar por alta noite estenda
Lençóis de espuma em que se deite a lua, 
Aerolithe que incendeia o espaço
Virei banhar de luz a fronte tua. 
.
E quando um dia a tempestade as asas
Por sobre o azul de teu viver abrir, 
Eu, da tormenta asserenando o grito, 
Virei ao pé do teu dormir - dormir.
.

                        BREVE  BIOGRAFIA DE Teixeira de Mello
                        José Alexandre Teixeira de Mello, poeta e escritor brasileiro, nasceu  a 28 de Agosto de 1833 e faleceu a 10 de Abril de 1907. Formou-se em medicina e dedicou-se à clinica. Publicou "Sombras e Sonhos", 1858; "Miosotis"; "Efemerides Nacionais". Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, redator da revista do mesmo instituto, e sócio da Academia Filosófica do Rio de Janeiro, na publicação de cujos anais tomou grande parte. 
Nicéas Romeo Zanchett 
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário