Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ÁS GOTAS DE NÉCTAR - Por Goethe


ÁS GOTAS DE NÉCTAR 
Por Goethe 
.
Ao dileto Prometeu, 
Minerva, por alta graça, 
Levou, descendo do céu, 
De néctar cheia, áurea taça; 
De o meter com o fim oculto, 
A ele e aos seus companheiros, 
Das belas-artes no culto, 
Corria com pés ligeiros
Não fosse Júpiter vê-la...
Tremeu-lhe a taça na mão 
E derramadas viu ela 
Algumas gotas no chão. 
.
Lidando perto, uma abelha
Logo a beber se aparelha; 
A borboleta, num instante, 
Umas gotinhas apanha; 
E até a disforme aranha
Bebe também... e bastante. 
.
Beberam, e em boa hora! 
Esses bichos e outros tantos
Fruem com os homens agora
Da Arte os sumos encantos. 
.
BREVE BIOGRAFIA
              João Wolfgang Goethe, o mais célebre dos poetas alemães, nasceu em Frankfurt, sobre o Meno, a 28 de Agosto de 1749 e morreu em Weimar a 22 de março de 1882. Cursou a Universidade de Leipzig, principiando pouco depois a escrever dramas e poesias. Doutorou-se em Estrasburgo e exerceu a advocacia  em Frankfurt. Em 1771 escreveu Götz de Berlichingen, O Caminhante e o Conto de Tempestade do Caminhante. No ano seguinte  fixou residência em Wetzlar, como advogado, mas teve que fugir dessa cidade por causa de uma intriga de amor. Em 1773 escreveu o Prometeu, algumas sátiras burlescas, a comédia Erwin e Elmira e principiou o Fausto.  Em 1774 Os infortúnios de Werther, e em 1775 estabeleceu-se em Weimar, onde foi conselheiro privado do duque e funcionário público muito útil. 
               Dedicou-se às ciências naturais, fazendo notáveis descobertas. Em 1777 começou Os anos de aprendizagem de Guilherme Meister. Escreveu Efigênia em prosa, em 1779, e em verso em 1786. Acabou o Egmont em 1787 e o Tasso em 1789. Em 1791 foi diretor do teatro da Corte em Weimar e de 1794 a 1805 associou-se a Schiller, dirigindo ambos a revista literária Horen. Acabou em 1796 Os anos de aprendizagem de Guilherme Meister, em 1797 Hermann e Dorothea, em 1809 As afinidades Eletiva, em 1840 A Doutrina da Cor e em 1811 a sua autobiografia Fantasia e verdade. Em 1815 publicou um volume de poesias intitulado Divã Oriental e Ocidental e em 1821 Os anos de viagem de Guilherme Meister, mistura de diferentes fragmentos ordenados pelo seu secretário. Em 1831 terminou a segunda parte do Fausto.  
                O seu romance Werther, em forma de cartas, é a narração de uma aventura sentimental, cujos elementos o poeta encontrou na sua própria vida.  
Nicéas Romeo Zanchett 
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário